25 de mar. de 2013

Alimentação complementar !

Chegou a hora, mais um passo na vida da minha pequena, um aprendizado para nós duas ! Está chegando a hora em que o peito não vai ser mais o único alimento, está na hora de incluir a alimentação complementar no dia a dia da Manu!
O correto mesmo é ao completar 6 meses, mais infelizmente preciso voltar a trabalhar, e iniciei aos 5 meses e 10 dias !
Nessa semana fui na Casa Ângela e tive uma mega aula sobre esse tema, adorei e já coloquei em prática !

Primeiramente é indicado leite exclusivo até o 6°mês do bebê, depois disso o sistema digestivo já está mais maduro e então é hora de complementar com outros alimentos! ( sim complementar ! Porque para quem amamenta, o leite materno continua sendo em livre demanda!), e também depois dessa idade o bebê já fica secando sua comida, com uma cara de vontade, que dá até dó! 

E mais do que essa ser uma das descobertas mais importante para o bebê, será também um momento de se reeducar na mesa ! Nós somos espelhos para os filhos, e para poder oferecer alimentos saudáveis  temos que ter em nosso cardápio uma alimentação saudável !

Informação importante ! 


  • Seja as frutinhas ou a papinha salgada, todos esses alimentos são novidade para o bebê, que até então só conhecia o leite do peito! Nas primeiras tentativas é normal o bebê fazer cara feia e rejeitar , mais isso não quer dizer que ele não gostou de determinado alimento ! É preciso, em média oferecer de 8 a 10 vezes o mesmo alimento para ser aceito !
  • E mais importante ainda, agora no inicio, o que mais importa não é o quanto o bebê come de cada alimento, mais sim, quantos alimentos ele experimentou !
  • Os alimentos devem ser amassados com um garfo, e não batidos no liquidificador, ou peneirado, para que o bebê sinta também a textura de cada alimento.
  • O bebê não precisa do sal, nem do açúcar! Para as papinhas salgadas, é liberado um tempero ou outro, mais sem exageros !
  • Ao iniciar a alimentação complementar é necessário começar a oferecer água ao bebe nos intervalos das refeições !
  • Higienizar MUITO bem todos os alimentos antes de oferecer ao bebê


Idade de Introdução e Freqüência

6 meses : Aleitamento materno sob livre demanda / 1 papa de fruta no período da manhã / 1 papa salgada no final da manhã/ 1 papa de frutas no fim da noite  
7 meses: Aleitamento materno sob livre demanda / 1 papa de fruta no período da manhã / 1 papa salgada no final da manhã/ 1 papa de frutas no meio da tarde / 1 papa salgada no fim da noite
Após 12 meses: Aleitamento materno sob livre demanda / 1 refeição pela manhã ( pão, fruta com aveia) / 1 fruta / 1 refeição básica da família no final da manhã / 1 fruta / 1 refeição básica no final da tarde

Tive um curso completo na Casa Ângela, lá me falaram muito sobre alimentação seguindo a antroposofia ( uma mistura de corpo, e mente...e eu gosto !) além de tudo o que escrevi acima ! Todo mês tem turmas para quem quiser saber mais ! 



A consistência ideal para a papa salgada ou fruta ! 


Uma amostra dos legumes, temperos e frutas, lembrando que é importante  na papa salgada acrescentar sempre: Raiz, talos e flores ou folhas !



Como já disse, iniciei a alimentação complementar e vou fazer dessa forma: 1º semana fruta  2° semana papinha salgada 3° semana frutinha+ papinha salgada... No primeiro dia ela estranhou o sabor da banana, mais comeu um pouquinho  e no segundo dia comeu toda a polpa de metade de uma maçã ! Foi lindo ver o primeiro contato com a comida, querendo morder ou mamar a colher! Sinto que terei uma Magali em casa ! Já notei que o coco dela já mudou e está mais escuro!

Tenho que confessar que é uma delicia ver nossos bebês crescendo e se desenvolvendo, mais bate uma tristeza por lembrar que mais um laço foi rompido, ela já não tem só o peito para se alimentar, isso me causa carência ! Vontade de guardar sempre a cria debaixo das asas!!

Se alguém tiver outras sugestões sobre alimentação complementar, fique a vontade para comentar !!
A unica careta que fez no primeiro dia !

14 de mar. de 2013

5 ° Mesversário da Manu!

Tô impressionada com o tempo, está passando rápido demais !!

Meu bebezinho que até uns dias atrás só mamava e dormia, agora está descobrindo o mundo !
E confesso que estou adorando ver essas conquistas e descobertas diárias ! 
Ainda não voltei ao mercado de trabalho, e confesso que sinto muita, muita falta! Mais pela Manu vou esperar mais um pouco, e voltar aos poucos, porque toda separação é dolorida, e não sei ainda qual vai ser o destino da Manu ( vovó, creche, babá), mais isso deixo para futuros posts ! Vamos falar das evoluções em mais um mês de vida da minha Manoella ! 

Desenvolvimento Mensal
  • Em relação as nossas noites, estão tranquilas e espero que só melhore, uma vez ou outra, ela dorme a noite toda, outras acorda uma só vez pra mamar 
  • Durante o dia a Manu não dorme, amanhã é dia de pediatra e quero estabelecer um padrão de sono que é tão importante na vida dos bebês!
  •  Continuo apenas com a amamentação exclusiva, mais não sei se espero até o sexto mês para começar a introduzir os alimentos, pela minha vontade de voltar a trabalhar, creio que semana que vem já começo com frutinhas e suquinhos (e posto tudinho aqui!)
  • Já aprendeu a virar de bruços, e é engraçado que ela vira, brinca, e depois não sabe voltar pro lugar, e começa a gritar pra mamãe aqui ajudar ela ! E quando vira de bruços, levanta o tronco todinho, e agora começou a se rastejar para ir atrás dos brinquedos que ela mais gosta! ( sim ela já começou a eleger os brinquedos preferidos, e entre tantos, escolhe sempre os mais simples !)
  • Continua fazendo força pra tentar levantar sozinha, eu estimulo e ela pega na minha mão e levanta, mais não consegue sentar retinha sem apoio ainda, toda vez que senta é curvadinha e vai direto atrás do pé !
  • Definitivamente não consegue ficar sozinha, se deixo um pouco no berço, ou na cadeirinha, ou até no chão, e não dou devida atenção ela fica brava, e grita, vai gritando até alguém dar atenção que ela deseja ! 
  • Já sabe quem é todo mundo da família e abre aquele sorriso quando o papai chega do trabalho, e quando a irmã chega da escola faz festa! Inclusive acho até que já sabe que ela se chama Manoella!
  • Aos poucos está querendo começar a dar o braço pra passar de colo, eu incentivo quando ela fica no colo da vó, fico chamando ela pelo nome e ela se joga querendo vir comigo, e as vezes levanta as mãozinhas !
  • As expressões no rosto dela quando fica feliz, triste, brava e impaciente ficam explicitas no rosto dela!
  • Além das risadas deliciosas com coisas simples, das vezes que ela pega no meu rosto e olha no fundo dos meus olhos, quando ela acorda assustada com cara de choro e olha pro lado pra me ver e sorri!
Cada dia novas descobertas e novos motivos pra eu ser completamente apaixonada por ela, vontade diária de morder, beijar, cuidar, apertar, acompanhar lado a lado todo esse desenvolvimento, e preparar pro mundo lá fora que espera ela ! 

Sinto que e agora em diante ficará mais difícil fotografar com um bolo do lado !

Pra não perder o costume !