9 de abr. de 2013

Como driblar a depressão Pós Parto

Pra quem lê meu blog desde o inicio, acompanhou meu desabafo sobre a minha gravidez não ter sido um mar de rosas, passei boa parte depressiva, me fechando para o mundo e triste.
Para mim, assim que a Manu nascesse essa tristeza toda teria um fim !

Minha Manoella nasceu e eu me vi no paraíso, me sentia alegre, e até com a pele bonita, mais essa plenitude não durou muito, comecei a me estressar por dormir pouco, a me sentir feia com meu corpo, mudava de humor em menos de 10 minutos, perdia a vontade de fazer tudo, comecei a sentir falta da minha vida de antes e ver o namorado saindo pra trabalhar doía em mim! Meus dias passaram a ser intermináveis e eu só sabia chorar, me tornei uma namorada processiva e insegura, e quando minha filha começou a dormir bem de noite, eu comecei a ter insonia, e passei várias noites em claro, chorando ou imaginando coisas ruins...
Hoje minha filha está com 6 meses e eu estou bem melhor, ainda me bate uma tristeza sem motivo, mais agora sei que depende de mim ficar bem, para a alto estima, arrumei o cabelo, fiz uma reeducação alimentar e perdi todos os 25kg da gravidez, meu namorado fica com a Manu pra eu poder fazer minhas unhas, e para eu não ficar presa dentro de casa, fico procurando na internet eventos gratuitos onde mães e filhos podem se encontrar com as outras, para conversar, ir ao cinema, me sinto muito bem quando estou na rua!  Grupos no facebook também me ajudam muito, como me afastei de todos os amigos, fiz novas amizades nesses grupos de mães e vi que não sou a única que passa por isso, a maternidade é uma dadiva de Deus, mais não é 100% um mar de rosas, tem seu lado ruim sim, e isso meche muito com a cabeça de muitas mães, e mecheu muito com a minha ! Ter apoio, e compreensão nesse momento é tudo!
Então fica a dica para quem se sente triste:
  •  Se cuide, reserve um tempinho pra você, não deixe NUNCA morrer a mulher que existiu antes da mãe nascer!
  • Saia de casa, um parque, encontro com as amigas, tem até cinema para podermos ir com os nossos filhos e é uma delicia ! Sempre vou postar dicas aqui de passeios para as mães irem com os bebês, para ocupar um pouco a mente !
  • Converse com muitas mães, você não vai se sentir sozinha e vai ver que muitas mães sentem o mesmo que você, não se culpe por isso !
  • Ainda assim, se continuar a se sentir mal, perder o interesse pelas coisas que gosta... procure ajuda médica e não tenha vergonha, não sou menos mãe por me sentir depressiva, muito pelo contrário, minha filha é TUDO  de mais lindo e verdadeiro que tenho na vida !! 
  • E não dê ouvidos para o que a sociedade impõem, somos mulheres, passamos por muitas transformações, e temos nossos sentimentos !!

6 comentários :

  1. Oi querida mamãe! Passando para conhecer seu blog e adorei viu! Seguindo!
    Espero que venha nos fazer uma visitinha também, vamos adorar. Adorei as dicas!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que assunto importante.... eu quase tive depressão.... mas por causa que a Lara deixou de mamar no peito, não quis mais.... foi importante apoio e superei. Graças a Deus. Bjus Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu também tive um início de DPP por motivo dos remédios que tomei pós cesária mas graças a Deus passou com o término dos remédios. Foram 7 dias que não recomendo a ninguém.
    Bjks
    http://makeviagem.blogspot.com.br/2013/04/mudancas-sempre-sao-bem-vindas.html
    #recantocomenta

    ResponderExcluir
  4. Oi... vim agradecer a visita no meu blog, adorei. Eu não tive DPP, tive alguns momentos de ansiedade que acho que é natural, o medo e se questionar se está fazendo a coisa certa, medo do julgamento dos outros, eu já fazia terapia antes mesmo de engravidar por isso acredito que consegui enfrentar essa fase com um pouco de tranquilidade. Mas uma coisa e certa e não apenas um clichê ( Quando nasce uma mãe, nasce a culpa"). Falar sobre o assunto é importante e pode ajudar a lidar com ele, descobrir que vc não está sozinha, nos mães podemos nos apoiar, dar um ombro, um colo(mesmo que virtual).
    Bjs
    #recantocomenta

    ResponderExcluir
  5. Nossa depressão é complicado... eu não tive... Mais acho que este assunto deveria ser mais falado... Amei seu cantinho e seu post... Bjs
    Vivi e Isaac
    http://isaacparasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de fazer parte do seu facebook, você pode mim adicionar?Silvia somalia Monteiro Dantas.
    Eu também fiz um chá de fralda com 30 convidados só vinherão uns 15.bjs

    ResponderExcluir